sábado, 31 de março de 2012

Liderança e Comunicação



Liderança é a capacidade de influenciar um individuo a realizar determinada ação. Marx Weber define a liderança em três tipos de coação: seja pela autoridade, respeito ou carisma.
 Líderes autoritários tendem a ser temidos devido à possibilidade real, ou imaginária, de punição em caso de desacato, comunicando-se principalmente por meio de ordens apoiadas em procedimentos burocráticos e são comumente encontrados em cargos de chefia na maioria das empresas. Alguns ótimos exemplos de organizações autoritárias são os exércitos, órgãos de segurança em geral, como as polícias e também as entidades religiosas.
Relações de dominação tradicionais são à base de muitas culturas orientais, onde a liderança é exercida pelo homem mais velho (nas sociedades patriarcais) ou em alguns raros casos pela mulher mais velha (sociedades matriarcais). A base desta conduta é a cultura de respeito e honra, podendo ser exercida também por pessoas memoráveis que conquistaram esse grau de respeito. Como exemplo de patriarcalismo, podemos citar as culturas japonesa, mongol e chinesa, já culturas matriarcais são mais raras as mais conhecidas são adotadas por algumas tribos africanas.  
O atributo do carisma é o definidor do ultimo tipo de liderança destacado por Weber em seus estudos, e também é a liderança que exerce maior poder sobre os indivíduos. Pessoas carismáticas utilizam de seu atributo desenvolvido, para influenciar as pessoas a executarem suas ordens, que podem passar despercebidas devido à conduta do líder. Como exemplo de lideres carismático podemos citar Lula, ex-presidente do Brasil, Gandhi, Nelson Mandela entre outros, que através de seu enorme carisma, convenceram populações inteiras a apoiarem suas causas.

                                               Guilherme Thomas – Segurança Pública

Nenhum comentário: